O Projecto 5 em Ponto, que já vos foi apresentado na segunda-feira passada, é um daqueles projectos que nascem quando pessoas altamente motivadas e apaixonadas se juntam. Foram várias semanas de preparativos, com cinco agendas diferentes (e bem preenchidas!) para conciliar, mas aqui estamos nós, a partilhar convosco o nosso 'bebé'.
A ideia será trazer-vos inspiração, do prato principal à decoração, para comemorarem cinco datas que, após muita negociação, achámos serem as mais giras e, no geral, menos óbvias (com algumas excepções claro, ahaha!).
Desta vez o tema foi o Natal (incontornável!), e eu fiquei encarregue das sobremesas. Nhamiiiii! Maaaaas, que há aqui um mas, eu não sou a maior fã dos típicos doces de Natal... por isso foi complicado encontrar alguma alternativa boa - e nova, pelo menos para mim - para fazer nesta ocasião. Por isso, depois de muito pesquisar, lembrei-me de fazer bolachinhas de gengibre e canela. A receita é de uma amiga que cozinha lindamente e não podia ser mais deliciosa.
Para fazerem as bolachinhas precisam de:
- 250 g de açúcar mascavado
- 250 g de manteiga
- 350 g de farinha
- 1 ovo
- 1 colher de café de canela (bem cheia)
- 1 colher de café de gengibre em pó (bem cheia)
- 1 pitada de sal
- rolo da massa
- formas para cortar bolachas (nas formas que desejarem).
Primeiro, acendam o forno a 170ºC e derretam a manteiga, no fogão ou microondas. De seguida, juntem a manteiga ao açúcar, à canela, ao gengibre e ao ovo e batam tudo muito bem, até todo o açúcar estar bem misturado e já não se sentirem os grãos. Depois adicionem a farinha e batam bem.
Quando a farinha estiver bem incorporada, se desejarem podem enrolar a massa em película aderente e levá-la ao frigorífico durante mais ou menos 30 minutos para que ganhe mais consistência. Eu não o fiz porque não tinha tempo, e como funcionou tudo bem na mesma acho que podem saltar este passo.
Finalmente podem começar a moldar a massa e a cortá-la nas formas desejadas. Eu ainda tive de adicionar bastante farinha, por isso não estranhem a pouca consistência da massa (mesmo após os 30 minutos no frigorífico, disse-me a minha amiga). Adicionem a farinha que for necessária até que a massa esteja suficientemente 'rija' para que possam cortar as formas e movimentá-las sem que se estraguem. Depois é só colocar as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levá-las ao forno durante uns 10-15 minutos.
Et voilá! Aqui fica o resultado final! Garanto-vos que, a juntar ao bom aspecto, estavam mesmo mesmo boas! Podem aproveitar esta receita para oferecer como miminho de Natal aos gulosos da família (ou dos amigos!).
Além destas bolachinhas fiz ainda um bolo de noz e bombons em forma de estrela que ficam óptimos para acompanhar uma bebida quente, para aconchegar o corpo e a alma nestes dias frios de Inverno.
Para seguirem o projecto completo e saberem as sugestões das outras meninas, de quem tanto gosto, não se esqueçam de passar pelos seus blogs:
- Happiness in the Box - Make Me Happy - Joan of July - Cai o Carmo e a Trindade -
Aiii estava tudo tão delicioso, Cat! E por acaso este fim de semana também me aventurei a fazer pela primeira vez bolachinhas de gengibre. Espero que fiquem tão boas como as tuas! :)*
ResponderEliminarQue bonitas ficaram...
ResponderEliminarE ficou tudo uma delícia! Os bombons então... aaaaii comia agora uns outra vez :)
ResponderEliminarGulosa como eu sou, vou ter de experimentar essas deliciosas bolachas!
ResponderEliminarGrande projecto!
nerdychillout.blogspot.pt
Aii que bom!!
ResponderEliminarJá queria experimentar fazer esta receita, agora é que vou mesmo experimentar, com este aspecto :p
Yummy
Mais uma receita de bolachinhas que nos apresentas que vou sem dúvida experimentar! :)
ResponderEliminarTêm um aspecto delicioso!
Beijinhos
De certeza que vão ficar, com essas mãozinhas de fada :) *
ResponderEliminar