Como vou organizar o meu blog este ano

organizar-blog-2018-daydreams-blog

Já sabem que uma das minhas resoluções para este ano é voltar a este cantinho com mais regularidade. E se quero tirar a pressão de publicar de cima dos meus ombros para não começar a ganhar aversão a este espaço, também sei que preciso de me organizar bem para saber a quantas ando e o que quero publicar, e quando.

Sendo assim, decidi mostrar-vos as ferramentas que vou usar este ano para manter o blog actualizado e para não me esquecer das redes sociais associadas. Vá, vou focar-me especialmente no Instagram, porque ainda chega a mais gente que o Facebook e porque, honestamente, é a minha rede social favorita neste momento.

 

1. Planner com vista mensal

Comprei o meu na Stradivarius há algum tempo (em 2016, para ser mais exacta!). Na altura não lhe dei o devido uso, mas como não está limitado por ano, é desta que lhe vou tirar o pó e usá-lo para organizar as minhas publicações. Basicamente, apenas preciso definir o mês que estou a planear e acrescentar os dias desse mês a cada dia da semana. No meu caso, vou optar por escrever os posts que quero publicar em post its coloridos (uma cor por cada categoria de publicação) para poder mudá-los de sítio e brincar com o planeamento como bem entender, sem andar sempre a apagar ou a riscar coisas.

 

2. Google Keep

É a minha app favorita para tirar notas! Primeiro, porque me permite colocar lembretes para as tarefas que tenho para fazer e das quais não me quero esquecer no meio da azáfama do fim-de-semana. Segundo, porque me permite criar listas em que posso ir pondo ticks em todos os items que já estão tratados, fazendo-os desaparecer automaticamente da to-do-list. Terceiro, porque me permite colocar várias notas relacionadas com o blog, escritas em momentos diferentes, todas juntinhas para não as “perder” e, quarto, porque ainda me permite “pintá-las” todas da mesma cor para ter uma visão geral de quais estão relacionadas com o Daydreams e quais não estão.

organizar-blog-2018-daydreams-blog-1

3. Fazer tarefas em bulk

Não é fácil ter, quanto mais manter, um hobby que nos ocupa tanto tempo. Temos um emprego a tempo inteiro (pelo menos a maioria de nós), tal como a maioria de nós terá toda uma casa para gerir, tarefas às quais não pode fugir e, no fim do dia, o tempo que podemos dedicar ao nosso cantinho da web é mais reduzido do que aquilo que gostaríamos. Sendo assim, aquilo que vou tentar fazer este ano é despachar uma série de tarefas de uma vez e deixar as publicações agendadas nas várias plataformas – blog, Facebook e Instagram. Ou seja, num dos dias do fim-de-semana, que é sempre quando tenho mais tempo, comprometo-me a arranjar umas 2-3 horas de blogging time para despachar várias tarefas de uma assentada. Com o planeamento da semana, ou mesmo do mês, feito, esta tarefa vai tornar-se ainda mais fácil de pôr em prática. Posso escrever posts, fotografar, editar fotos com antecedência e deixar tudo agendado. E, quando tiver tudo pronto, posso suspirar de alívio e pensar: “Bom trabalho!”.

 

4. Muita inspiração

Não é possível mantermos a motivação se não estivermos inspirados. Mas a inspiração é uma faca de dois gumes. Por um lado é o que nos mantém motivados, cheios de energia e com a cabeça a fervilhar de ideias. Mas, por outro, também pode fazer com que entremos numa espiral negativa em relação ao que os outros conseguem e nós não conseguimos e matar toda essa motivação. Por isso, é importante percebermos que a inspiração online tem de ser “consumida” com conta, peso e medida e que, no dia em que deixar de ter um efeito positivo em nós, temos de nos afastar do online e procurá-la, quem sabe, no offline. E tantas vezes essa inspiração está onde menos pensamos, como num livro que lemos, num sítio novo que visitamos, num encontro com os amigos ou numa manhã que começou bem devagar e nos deixou completamente revigorados e com tempo de sobra para organizar as ideias 🙂

 

E vocês, que ferramentas e truques vão usar este ano, ou já usam há mais tempo, para se manterem organizados e terem as publicações em dia no vosso blog e redes sociais associadas? Contem-me tudo, que eu estou sempre a tempo de adicionar mais uns pontos a esta lista 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. temos o mesmo planner 🙂 e eu adoro o facto de não ter dias nem meses definidos e ter imensas páginas. normalmente planeio o mês todo no mês anterior. tenho dias específicos para publicar por isso ajuda ter os assuntos já organizados. costumo deixar os posts sempre agendados e divido-o o trabalho pelo fim de semana. normalmente escrevo um post ao sábado e dois ao domingo ou vice versa. outra coisa que costuma ajudar é escrever os posts no tlm. quando estou em casa mais relaxada à noite às vezes escrevo a base de um post no telemovel e depois ao fim de semana é só passar para o blogue. agora ando a dedicar-me a planear as redes sociais com mais afinco. descobri o planolly para o instagram e ando a explorá-lo.

    1. Tenho de ser mais regrada :p assim como tu! As ideias estão cá e a maioria delas estão escritas, mas depois faltam as fotos, depois dá a preguiça, depois vem o esquecimento e depois as coisas não se concretizam :p enfim… tenho mesmo de ser mais metódica e mais “forte” e menos proteladora ahahaha beijinhos*

  2. Sem dúvida que termos um blog nos ocupa imenso tempo e a maioria das pessoas nem tem noção do trabalho que isso dá. Creio que estás mesmo no bom caminho, eu também me organizo muito da mesma forma. O google keep é uma excelente ferramenta, bem como o próprio calendário do google. Boa sorte e parabéns pelo blog que é giríssimo! 😀 Beijinhos

    1. Olá Elsa 🙂 Obrigada pelos elogios ao meu Daydreams! Que bom! Mas tens toda a razão, a maior parte das pessoas não imagina sequer o trabalhão que dá ter um blog, especialmente quando vivem tanto das palavras como das imagens. Mas nós conseguimos, não é? E nada como umas ferramentazinhas úteis para nos ajudarem 🙂 Beijinhos*

  3. Concordo contigo no ponto 4! Ás vezes sem dar conta tenho ideias e às vezes quando menos espero! A ler, a passear, a ouvir música ou até a estudar!! Espero que te consigas organizar e muita força!! Eu este ano comecei com bastantes ideias, vou utilizar o método de deixar agendado para que não me esqueça nunca de publicar na AZÁFAMA do dia-dia!! Gostei imenso do teu cantinho! 🙂

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    1. Mariana, a mim acontece-me n vezes ter boas ideias durante o banho, ou quando acordo a meio da noite e, mesmo sem ter noção, andei a sonhar com algum assunto sobre o qual queria publicar :p por isso é que adoro o Keep, para pôr as ideias todas a desenvolver. Tenho uma nota cheia delas ahahaha Um beijinho e muito obrigada pela tua visita <3